• Instagram

Mostra “Cinema e Direitos Humanos” começa segunda

Em 28/10/2011

Mostra-de-cinema-e-direitos-humanos

Tudo pronto para a 6ª Mostra Cinema e Direitos Humanos da América do Sul. A Mostra que já percorreu diversas capitais brasileiras como Porto Velho (RO), Porto Alegre (RS), Belém (PA), entre outras, chega a São Luis na próxima segunda-feira (31), quando inicia suas atividades, e  permanece na cidade até o dia 6 de novembro.

 

 

Mostra-de-cinema-e-direitos-humanos

 

Tudo pronto para a 6ª Mostra Cinema e Direitos Humanos da América do Sul. A Mostra que já percorreu diversas capitais brasileiras como Porto Velho (RO), Porto Alegre (RS), Belém (PA), entre outras, chega a São Luis na próxima segunda-feira (31), quando inicia suas atividades, e  permanece na cidade até o dia 6 de novembro.

Durante a tarde de quinta-feira, em uma última reunião para a articulação da Mostra, no Auditório da Secretaria  de Estado de Direitos Humanos e Cidadania (Sedihc/Ma), no Monte Castelo, representantes de diversas instituições conheceram a programação, as temáticas, os parceiros e tiveram noções sobre a organização do evento.

A Mostra  é promovida pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), com produção da Cinemateca Brasileira, e tem o apoio, no Maranhão, da Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Cidadania(Sedihc).

O Secretário-Adjunto da Sedihc, Marcelo Amorim, ressaltou a importância da realização da Mostra para o Maranhão. “Com a Mostra aqui no estado, estaremos entrando no circuito nacional da discussão. Além de ser uma grande oportunidade de discussão da diversidade como um todo e, acima de tudo, fazer a conscientização dos Direitos Humanos”, disse.

Ao todo, serão exibidos 47 produções do Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. Temáticas como Direitos da Criança e do Adolescente, da Terra, da Cidadania LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais),  das Populações Tradicionais, Quilombolas, dentre outras estão na lista da programação. As exibições acontecerão no Cine Praia Grande (Centro de Criatividade Odylo Costa, filho), na Praia Grande.

Para o cineasta Francisco Colombo, que coordena a Mostra no Maranhão, a mesma apresenta um diferencial. “Na Mostra, os Direitos Humanos são abordados de uma forma normal, fazendo com que a população se familiarize e compreenda que Direitos Humanos existe para todos os cidadãos. Além disso, a Mostra é acessível pois tem sessões de áudio-descrição”, comentou o cineasta.

As sessões terão início sempre às 13h e se estenderão até as 19h. Na programação, duas sessões de áudio-descrição serão destinadas ao público com deficiência. Nelas, cada visitante receberá um fone para acompanhar as exibições. Segundo a coordenação da Mostra, todos os filmes  terão, ainda, legendas em português.

A abertura oficial será às 19 horas da próxima segunda-feira (31), no próprio local das exibições. Estiveram presentes ainda na reunião, Sarah Teresa Cavalcanti, superintendente de Articulação e Avaliação de Políticas Públicas de Direitos Humanos da Sedihc; Fernanda Campos Belfort, coordenadora de Proteção aos Defensores dos Direitos Humanos da Sedihc, além de representantes da Escola de Cegos do Maranhão; Sociedade Maranhense de Direitos Humanos, Centro de Cultura Negra, entre outros.

Confira a programação de abertura:

 

31/10 – SEGUNDA-FEIRA

 

19h – Sessão de Abertura(classificação 14 anos)

DOCE COCO-Alan Deberton (Brasil,20 min,2010, fic)

TEMPO DE CRIANÇA – Wagner Novais (Brasil, 12 min, 2010, fic)

MÁSCARA NEGRA – Rene Brasil (Brasil, 15 min, 2010, fic)

Classificação:14 anos

Endereço:

Av. Jerônimo de Albuquerque, S/N, 2º Andar, Bloco A, Edifício Clodomir Milet,
Calhau- São -Luís/MA. CEP: 65074-220

Telefone: (98) 3256-5330

Desenvolvimento © SEATI | www.seati.ma.gov.br