• Instagram

Governo realiza 1º Fórum de Extensão Mais IDH

Em 8/10/2018

forum corpo

Entre os dias 27 e 28, a Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), por meio da Secretaria Adjunta de Mais IDH, realizará o 1° Fórum de Extensão do Mais IDH: A extensão como ferramenta de transformação social. A abertura do evento será realizada no Palácio Henrique de la Roque e tem o objetivo de fortalecer os projetos de extensão sobre o  Plano Mais IDH e visibilizar boas práticas de projetos finalizados.

A programação do evento é composta por duas mesas, a primeira discutirá a extensão no Plano Mais IDH e a segunda trará as experiências e os paradigmas da extensão no Maranhão. Serão oferecidas três oficinas sobre o uso do diagnóstico rápido e participativo como metodologia dos projetos de extensão, a gestão de projetos de extensão e estratégias para o trabalho de campo. No segundo dia, o evento será realizado no Casarão Tech no Centro Histórico de São Luís, quando os pesquisadores terão a oportunidade de apresentar suas pesquisas e compartilhar experiências, em Grupos de Trabalhos que contemplam quatro eixos distintos: gestão, cidadania e participação popular; educação; infraestrutura, saúde e saneamento básico e; produção e renda.

O Programa Mais Extensão contempla uma série de editais de fomento a projetos de extensão planejados e financiados pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA). Atualmente, estão sendo desenvolvidos 50 projetos relacionados ao Plano Mais IDH, através dos seguintes editais: Comuni, Cadeia Produtiva da Meliponicultura e Apicultura, Cadeia Produtiva da Mandioca, Solidários, Inclusão Produtiva Quilombola, Geração Ciência e Juventude com Ciência.

O Plano Mais IDH tem o objetivo de promover ações que reduzem a extrema pobreza e as desigualdades sociais, através de estratégias de desenvolvimento territorial sustentável, com políticas públicas que valorizam a diversidade social, cultural, econômica, política, institucional e ambiental dos 30 municípios maranhenses com menor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM). Neste contexto, a pesquisa e a extensão são utilizadas como ferramenta de transformação social. Por meio do programa Mais Extensão, além de incentivar a produção de conhecimento para mudar a realidade dos Municípios mais pobres do Estado, os alunos têm a oportunidade de aprimorar o seu processo de aprendizagem.

 

Endereço:

Av. Jerônimo de Albuquerque, S/N, 2º Andar, Bloco A, Edifício Clodomir Milet,
Calhau- São -Luís/MA. CEP: 65074-220

Telefone: (98) 3256-5330

Desenvolvimento © SEATI | www.seati.ma.gov.br