• Instagram

Segunda edição da Mostra de Conhecimento e Tecnologia Assistiva começa nesta terça-feira, 16

Em 15/10/2018

1

Como uma das principais bandeiras do Governo do Maranhão é a redução das desigualdades, terá início nessa terça-feira (16), a II Mostra de Conhecimento e Tecnologia Assistiva. A Mostra acontecerá durante a Semana de Ciência e Tecnologia no Maranhão 2018 que esse ano aborda o tema: Ciência para a Redução de Desigualdades.

A Mostra Assistiva é uma realização do Governo do Maranhão, por meio do Comitê Gestor Estadual de Políticas de Inclusão da Pessoa com Deficiência (CGEPD), coordenado pela Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (SEDIHPOP), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), UFMA, IFMA, UEMA, SENAI, Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) e FAPEMA.

Tecnologia Assistiva é uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social, segundo o Comitê de Ajudas Técnicas da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República.

Assim como na primeira edição, a Mostra 2018 garante surpreender o público com inovações tecnológicas, oficinas, palestras, mostras científicas acadêmicas, minicursos e exposições em stands voltados para pessoas com deficiência no Maranhão, que atualmente abrangem 24,97% da população maranhense, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Para o secretário de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves da Conceição, este é um espaço para dar visibilidade, mas também para aproximar os jovens das questões voltadas à pessoa com deficiência. “A tecnologia se tornou um importante aliado da pessoa com deficiência, por isso essa mostra se faz tão importante. Aqui as pessoas poderão conhecer as novidades no campo da tecnologia assistiva e fazer da inovação uma ferramenta de humanização, convidando nossos jovens a contribuir no desenvolvimento de novas tecnologias, melhorando a vida das pessoas e tornando nosso país cada vez mais inclusivo”, ressalta o secretário.

A Semana de Ciência e Tecnologia no Maranhão acontece entre os dias 16 e 20 de outubro no Multicenter Sebrae em São Luís e a programação completa está disponível no site: http://semana.secti.ma.gov.br/

Como Surgiu

O projeto da Mostra surgiu durante as discussões do Comitê Gestor Estadual de Políticas de Inclusão das Pessoas com Deficiência (CGEPD), sendo uma das propostas presentes no Plano Estadual de Políticas de Inclusão da Pessoa com Deficiência, que visa promover a inclusão, capacitação e apresentação de tecnologias assistivas, especialmente as utilizadas no campo educacional, durante a Semana de Ciência e Tecnologia no Maranhão de 2017.

O sucesso da primeira edição da Mostra refletiu no tema que a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia aborda esse ano, e o Maranhão é pioneiro em incentivar e aplicar eventos inclusivos como esse. O tema “Ciência para a Redução das Desigualdades” também está relacionado aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estipulados pelas Nações Unidas, especificamente o de número 10 – Redução das Desigualdades.

PROGRAMAÇÃO – SEMANA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO

Endereço:

Av. Jerônimo de Albuquerque, S/N, 2º Andar, Bloco A, Edifício Clodomir Milet,
Calhau- São -Luís/MA. CEP: 65074-220

Telefone: (98) 3256-5330

Desenvolvimento © SEATI | www.seati.ma.gov.br