Centro Socioeducativo da Funac promove palestra sobre restauração de relacionamentos

Em 5/11/2019

Funac 1

O Centro Socioeducativo de Semiliberdade de Timon recebeu a palestrante Katiana Vieira, que é Master Coaching da Febracis Piauí. Ela trabalhou com adolescentes, familiares e servidores, a cura de vícios emocionais e restauração de relacionamentos.

A atuação da Febracis é destaque no mercado por transformar vidas por meio do Coaching Integral Sistêmico (CSIS), através de um processo que se adeque à realidade da pessoa e gere as melhores possibilidades e estratégias para conquistar um estilo de vida abundante.

De acordo com a Coaching Katiana, ser convidada a falar sobre a temática com adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas fortalece os vínculos familiares.  “O tema restauração de relacionamento e cura de vícios emocionais, dentro do desenvolvimento humano, é de extrema importância, principalmente para o fortalecimento das relações familiares. Nossa família é 100% importante para o nosso sucesso como pessoa. A formação da nossa identidade tem como pressupostos a matriz pai e mãe ou aqueles que fizeram o papel de pais”, comenta.

Ela ressalta ainda que a vida das pessoas seja apenas reflexo do que é aprendido no relacionamento de base e que não adianta fugir, é preciso reconhecer a dor, a mágoa e iniciar um processo de perdão e cura também desses vícios, que agem no organismo da mesma maneira que agem os psicotrópicos.  “Cada pessoa deve olhar para a sua realidade, os resultados que têm colhido em todas as áreas da sua vida e correlacionar as experiências adversas vividas na infância e os seus impactos no presente. Somente assim terá plena capacidade de agir em busca do melhor para a sua vida, sonhos, metas e objetivos. Agindo assim quebramos um ciclo passado de pai para filho e nos tornamos autores de uma nova geração. É assim que mudamos a nós, nossas vidas e a das próximas gerações”, afirma Vieira.

Funac 2

O socieoducando destaca que a palestra foi muito importante para o seu aprendizado em todas as áreas. “Através dessa palestra pude fazer uma reflexão sobre o relacionamento com todas as pessoas com quem convivo e também com meus familiares. Todo o conhecimento adquirido levarei para o resto da minha vida, principalmente de nunca desistir do meu sonho”, diz.

A coordenadora técnica do CSST, Layza Lima agradece a parceria e afirma que a temática vem ao encontro do que é previsto no Projeto Político Pedagógico (PPP) da Unidade  e no próprio Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). “O fortalecimento dos vínculos familiares é de extrema relevância para o adolescente que está cumprindo medidas socioeducativas, principalmente os da semiliberdade. Ter essa parceria só fortalece o trabalho da socioeducação”, destaca.