• Instagram

Em São Luís, governadores da Amazônia Legal assinam Carta com agenda de prioridades para a região

Em 28/11/2019

WhatsApp Image 2019-11-28 at 15.42.36 (4)

 

 

 

 

 

 
Diante da crise ambiental que atinge a Amazônia e preocupa líderes do Brasil e do mundo, os governadores da Amazônia Legal realizaram, em São Luís, o 19º Fórum de Governadores da Amazônia Legal, que reuniu os nove estados da região para tratar de parcerias e medidas para o desenvolvimento sustentável. Com intuito de elaborar um documento que contemple uma agenda de propostas prioritárias para o desenvolvimento sustentável da reunião, os governadores elaboraram, na manhã desta quinta-feira, 28, a Carta de São Luís, que concretiza os compromissos firmados durante o Sínodo da Amazônia, através da Declaração dos Governadores da Pan Amazônia.

Deste modo, a carta contempla ações de economia verde, desmatamento ilegal zero, valorização do patrimônio ambiental e ações concretas de financiamento em favor dos povos da Amazônia. Defendendo, ainda, o cumprimento das metas do Acordo de Paris e a consolidação da governança territorial e ambiental da Amazônia. Assim, dentre as ações prioritárias para a região, os governadores assumiram o compromisso de fomentar um programa de redução de emissão de gases em cooperação com outros setores da economia; reiteraram, junto ao Governo Federal, a retomada do Fundo da Amazônia e; apoiaram a criação de Comitê Regional para Parcerias dos Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais.

Além disso, os governadores reafirmaram o compromisso de proteger a biodiversidade e a cultura de seu povo, buscando o desenvolvimento sócio harmônico e economicamente moderno, por meio da execução das metas do Planejamento Estratégico 2019-2030 do Consórcio Interestadual da Amazônia e da busca de parcerias com a comunidade Internacional. Resultado da proximidade entre os estados, que se consolida através do Consórcio, os estados do Maranhão e Tocantins fecharam parceria para construção de uma ponte que ligará os municípios de Filadélfia/TO e Carolina/MA, o que tende a intensificar o turismo na região.

Participaram do 19° Fórum, os governadores do Maranhão, Flávio Dino, do Amapá, Waldez Góes, do Pará, Helder Barbalho, do Mato Grosso, Mauro Mendes, do Amazonas, Wilson Lima, de Rondônia, Marcos Rocha, do Tocantins, Mauro Carlesse e de Roraima, Antônio Denarium. Os referidos estados, signatários desta Carta participarão do evento Amazon-Madri, nos dias 10 e 11 de dezembro, quando ocorrerá a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2019 (COP-25).

Endereço:

Av. Jerônimo de Albuquerque, S/N, 2º Andar, Bloco A, Edifício Clodomir Milet,
Calhau- São -Luís/MA. CEP: 65074-220

Telefone: (98) 3256-5330

Desenvolvimento © SEATI | www.seati.ma.gov.br