SEDIHPOP realiza a Semana Estadual de Direitos Humanos

Em 28/11/2019

WhatsApp Image 2019-11-28 at 16.08.58

Entre os dias 03 e 13 de dezembro, em alusão ao aniversário de 71 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, celebrado no dia 10 de dezembro, a Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (SEDIHPOP) realiza a Semana Estadual de Direitos Humanos com o tema: “Direitos Humanos, Memória e Resistência”. O objetivo do evento é fomentar espaços para reflexão, diálogo e trocas de experiências que contribuam para ampliar a compreensão sobre os direitos humanos e o aprimoramento das práticas e efetividade das políticas públicas.

A Declaração foi um marco no reconhecimento da dignidade inerente a todos os membros da família humana e de seus direitos iguais e inalienáveis. Deste modo, a Sedihpop realiza a Semana de Direitos Humanos como um esforço para promover a educação e cultura dos direitos humanos com atividades educativas, artístico-culturais e políticas, que consigam mobilizar setores diversos da sociedade.

O tema escolhido para este ano tem a intenção de promover a visibilidade ao histórico de construção do movimento em defesa dos direitos humanos e da luta pela democracia no Maranhão, destacando importantes lutas, tais como: o combate ao racismo com a criação do Centro de Cultura Negra do Maranhão, a greve pela meia passagem, a luta dos movimentos indígenas e quilombolas e a resistência contra a ditadura militar. A ideia é instigar a reflexão sobre o atual contexto de ataques ao estado democrático e destacar o fundamental papel de resistência da sociedade civil.

O secretário de Estado dos Direitos Humanos e Participação, Francisco Gonçalves, destaca que a Semana Estadual de Direitos Humanos tem se tornado um espaço de aprendizado, troca de experiências e de homenagem aos defensores de direitos humanos. O Prêmio Magno Cruz, que terá sua primeira edição neste ano, visa ao reconhecimento de pessoa física ou organização da sociedade civil, instituições estatais, além de uma homenagem especial, para ações de destaque na promoção e defesa dos Direitos Humanos.“Em um momento político em que se criminaliza, persegue e estereotipa os defensores da dignidade, da vida e do respeito, o prêmio, mais do que um reconhecimento, fortalece a luta dessas pessoas”, aponta Francisco Gonçalves.

O que: Semana Estadual de Direitos Humanos.

Onde: Conferir a programação.

Quando: 03 a 13 de dezembro.

DIA 03/12 – terça-feira
LANÇAMENTO DO PROGRAMA ATITUDES ACESSÍVEIS
Local: Jardim da Biblioteca Benedito Leite

DIA 04/12 – quarta-feira
MESA DIREITOS HUMANOS, MEMÓRIA E RESISTÊNCIA
Local: Auditório do Palacete Gentil Braga
Palestrantes: Ana Amélia Bandeira, presidente do Centro de Cultura Negra, Joãozinho Ribeiro, compositor e poeta,  e Luís Carlos Cintra, superintendente de Combate a Violência Institucional da Sedihpop.
Horário: 17:30h às 19h
– Exposição fotográfica “Guardiões da Vida” de Taciano Brito. (Ficará exposto do dia 04/12 ao dia 10/12)
– Programação cultural: Fragmento da Peça “A besta fera” – O cárcere de Maria Aragão, atriz Maria Ethel.

DIA 05/12 – quinta-feira
SISTEMA DE DIREITOS HUMANOS: ESTRATÉGIAS DE PROTEÇÃO E PROMOÇÃO EM TEMPOS DE BARBÁRIE
Local: Auditório do Palacete Gentil Braga.
Horário: 17h às 19h.

DIA 08/12 – domingo
ESTAÇÃO DH
Local: Avenida Litorânea (em frente à estação do Inclusive Praia)