Sedihpop participa de lançamento do documentário “Precisão”

Em 29/11/2019

filme precisão3 2019

Investindo em sensibilização no combate ao trabalho escravo, o Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT), em parceria com a Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), lançaram, nesta quinta-feira, 28, no Cine Teatro Aldo Leite do Palacete Gentil Braga, o documentário “Precisão”, que através da narrativa de trabalhadores resgatados do trabalho análogo ao de escravo, aborda precariedade, a violação de direitos e o ataque à dignidade humana, causados por este crime.
O secretário de estado dos Diretos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves, destacou que o combate ao trabalho análogo ao de escravo requer engajamento e solidariedade, pois se trata de uma questão política, visto que é um ataque à dignidade humana e assim, torna todos os humanos vulneráveis a ele. Desta maneira, é necessário se mobilizar contra o desmonte dos direitos para assegurar o trabalho e a vida digna a todos. Em relação ao filme, afirmou que a arte é um importante meio de resistência e de dar visibilidade a temas tão perigosos e invisíveis quanto o trabalho escravo.

filme precisão2 2019
Durante a discussão do filme, o combate ao trabalho escravo foi tratado como um fenômeno que dever ser enfrentado pela sociedade como um todo e em diversos âmbitos, através da garantia de direitos a esporte, cultura, lazer, educação e trabalho, entre outros. O procurador do MPT, Marcos Rosa, por exemplo, ressaltou que: “O trabalhador quando chega a uma situação de trabalho escravo é uma pessoa que viveu sua vida inteira em uma situação de negação de Direitos, são vítimas não só do empregador, mas de toda a sociedade.”. Assim, destacou que é preciso investir na implementação de políticas públicas e parabenizou o Governo do Maranhão, por iniciativas que tem realizado na área da educação, como a valorização dos professores e a melhoria das estruturas das escolas, ações apresentadas pelo secretário Francisco Gonçalves.

Neste mesmo sentido, o representante da OIT, Eric Ferraz, defendeu que a Organização deve promover o diálogo social, mas toda a sociedade deve ser parceiro desta luta. Correlacionou, ainda, o combate ao trabalho escravo ao enfrentamento do trabalho infantil, pois a criança que trabalha é a mesma que estará exposta ao trabalho degradante na vida adulta, pois não teve as condições mínimas de desenvolvimento e acesso às políticas para a sua capacitação profissional.

Por fim, o secretário de estado de Desenvolvimento Social (Sedes), Márcio Honaiser, falou das ações do Governo do Maranhão, junto às prefeituras e organizações da sociedade civil no enfrentamento ao trabalho análogo à escravidão e ao trabalho infantil no Estado, através de ações direcionadas aos municípios com maior incidência destes crimes.

filme precisão 2019

Para acessar o documentário, clique no link abaixo. Disponível no YouTube e para donwload:

“Precisão” – Versão menor online de 20 min

“Precisão” – Versão maior online de 45 min

“Precisão” – Versões para download (menor e maior – cada uma com duas versões de qualidade de imagem)