• Instagram

Socioeducandos da Funac são certificados pelo IEMA, em Imperatriz

Em 18/12/2019

 Funac ImperatrizEm Imperatriz, a Funac e o IEMA concluíram mais um ciclo de profissionalização. Os socioeducandos dos Centros Socioeducativos da Região Tocantina, Semear e Cidadã finalizaram os cursos de Manutenção de ar condicionado, de Celulares, Mecânica de Motos, Pintura Predial e Móveis em paletes.

Na segunda-feira (16), eles receberam das mãos da presidente da Funac, Sorimar Sabóia, e da gestora geral da unidade vocacional do IEMA de Imperatriz, Regivânia Monteiro, os certificados que atestam o novo aprendizado. No total, foram 46 certificações.

Neste ciclo, a novidade foi a realização do curso de Móveis em Paletes para os adolescentes da unidade de semiliberdade cidadã. Com foco no reaproveitamento de materiais como a madeira e a orientação do professor e marceneiro Reginaldo Monteiro, os socioeducandos aprenderam a teoria e colocaram em prática a produção de móveis como criado-mudo e banco com encosto.

Além disso, eles produziram também suportes de telas de pinturas, que abrigam a exposição do Projeto Fazendo Arte, no Imperial Shopping.

“Foi uma excelente oportunidade de ensinar um pouco do que sei aos adolescentes e transformar um material seria destinado para ser carvão em um móvel bonito. Eles demonstraram interesse durante o curso, aprenderam um pouco sobre as ferramentas e materiais utilizados, as noções de produção de um móvel, de forma que estou satisfeito com o resultado do desenvolvimento deles”, comentou o professor Reginaldo.

Para o socioeducando, da unidade de internação Semear, o curso de manutenção de celular representou o incentivo para continuar focado nos estudos. “Foi a primeira vez que eu fiz um curso profissionalizante e foi muito bom. Agora que percebi que posso aprender novos conhecimentos, inclusive mais difíceis, eu quero continuar a estudar. Espero que venham mais cursos para aprendermos ainda mais e usarmos isso para o bem da nossa vida”, afirmou esperançoso.

“O curso móveis de palete foi muito importante para mim, então pude ter uma noção de marcenaria, e assim vou ajudar meu pai no trabalho, que é pedreiro, quando encerrar minha medida”, disse o adolescente da casa de semiliberdade.

“Eu gostei de fazer o curso móveis de palete, é uma tendência no mercado e ter uma atividade como fonte de renda é muito bom”, disse outro socioeducando.

Funac Imperatriz1

Resultado

“O momento de certificação é uma alegria para os adolescentes e as equipes envolvidas. Isso significa dizer do empenho dos técnicos da Funac e do IEMA, desde a etapa do planejamento até a execução final, da motivação dos socioeducandos em aprender e participar ativamente dos cursos e da satisfação que é visualizar que todo o esforço valeu a pena. Desejo que os nossos adolescentes possam continuar se profissionalizando com os cursos ofertados e que eles tenham sucesso em seus projetos de vida”, parabenizou Sorimar Sabóia.

De acordo com a gestora do IEMA, Regivânia Monteiro, o resultado da parceria Funac e IEMA é muito positivo. “Conseguimos levar cursos profissionalizantes com qualidade aos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa em Imperatriz. Isso é um incentivo a mais para seguir com o novo projeto de vida, pois eles já estão aptos para ingressar no mercado de trabalho ou trabalhar de forma autônoma. E vamos continuar neste caminho para que mais jovens tenham oportunidade”, frisou.

A coordenadora Regional dos Programas Socioeducativos, Eunice Fernandes, mais os diretores e equipes da Funac também prestigiaram as certificações.

Endereço:

Av. Jerônimo de Albuquerque, S/N, 2º Andar, Bloco A, Edifício Clodomir Milet,
Calhau- São -Luís/MA. CEP: 65074-220

Telefone: (98) 3256-5330

Desenvolvimento © SEATI | www.seati.ma.gov.br