Governo faz entrega de mais 70 cadeiras de rodas para crianças, adultos e idosos do Maranhão

Em 20/12/2019

Cadeiras entregaO Governo do Maranhão realizou, nesta sexta-feira (20), a entrega da segunda etapa de cadeiras de rodas adquiridas com recursos próprios a crianças, adultos e idosos, no Centro Especializado em Reabilitação e Promoção da Saúde do Olho d’Água (CER Olho d’Água). Setenta pessoas foram beneficiadas na ação.

“O programa do Governo tem sentido social, de reabilitação e de promoção a saúde. Isso muda a vida das pessoas porque em outra ocasião elas não teriam condições de adquirir um equipamento deste. Isso também nos alegra muitíssimo porque não estamos dando um presente de Natal, mas garantindo direitos e cumprindo aquilo que compete ao poder público”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

A SES iniciou a entrega representativa das primeiras cadeiras de rodas adquiridas com recursos próprios, em 11 de outubro, para crianças, adultos e população indígena, beneficiando 30 pessoas na primeira etapa. No total, mil pessoas serão contempladas com a doação das cadeiras, solicitadas pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) e Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência (CEPD).

Dona Ignês Maria José da Silva Soares, de 75 anos, moradora do bairro Santa Rosa, recebeu uma cadeira de rodas nova. Diagnosticada com artrose há 8 anos, doença caracterizada pelo desgaste da cartilagem dos ossos, a idosa diz que as dores nas articulações e nas pernas a impossibilitava de se locomover sozinha.

“Eu necessito da ajuda de outras pessoas para me locomover, já que andar sozinha eu não consigo, isso se não for me apoiando nos objetos, o que me causa muito desconforto. Isso tudo faz surgir um sentimento muito bom dentro de mim, pois agora com esta cadeira nova eu vou aposentar a antiga e poder me movimentar com mais conforto”, compartilhou emocionada Ignês Maria, que também é assistida no CER do Olho d’Água. Na unidade de reabilitação do Estado, ela faz sessões de fisioterapia, alongamento e ainda integra o grupo de idosos.

Quem também recebeu uma cadeira de rodas foi Luís Felipe Nascimento, de 13 anos. Ele nasceu com artrogripose nos ossos do quadril e das pernas, e por conta da deformidade desde muito cedo precisou fazer nove cirurgias e receber acompanhamento de reabilitação. Atualmente, o jovem faz uso de botas ortopédicas e um andador que o ajudam a ficar de pé e assim se locomover, ainda que com um pouco de dificuldade.

“Eu estou me sentindo feliz e bastante grato por receber a cadeira de rodas. Agora vou poder me deslocar com maior facilidade, além de me ajudar a frequentar lugares que antes eu não conseguiria. Até mesmo na hora de pegar um ônibus não vou precisar que me carreguem”, comemorou Luís Felipe Nascimento.  A mãe do Luís Felipe Nascimento, Valdenice Freitas, de 32 anos, afirmou que no início foi difícil, mas que agora se sente mais confiante. “Com o passar do tempo fomos superando as limitações e mostrando que ele é capaz de fazer o que quiser, apesar da sua condição. Para nós da família é o resultado de uma espera, porque estávamos realmente precisando e, também, por ser algo que fará parte da vida dele”, pontuou.

Também estiveram presentes na solenidade de entrega das cadeiras a secretária adjunta de Assistência em Saúde da SES, Carmen Belfort; a assessora especial Mariana Viana, representando a secretária adjunta dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Beatriz de Carvalho Silva; o deputado estadual Duarte Jr; Virgínia Andrade, representante do Comitê Gestor de Políticas Públicas de Inclusão da Pessoa com Deficiência; e o secretário adjunto da Secretaria Municipal de Saúde de São Luís, Marcos Pantoja, representando o secretário municipal de Saúde de São Luís, Lula Fylho.