• Instagram

Socioeducandos da Funac participam do projeto Natal com Leitura

Em 20/12/2019

funac - natal com leitura

Um Natal diferente com momentos de integração por meio de oficinas literárias entre alunos da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e socioeducandos foi realizado este ano a partir do Projeto Natal com Leitura. Participaram do projeto, adolescentes do Centro Socioeducativo de Internação do Vinhais (CSIV), do Centro Socioeducativo de Internação Sítio Nova Vida (CSISNV) e do Centro Socioeducativo de Internação de São José de Ribamar.

A ação é realizada em parceria com o Departamento de Biblioteconomia da UFMA, por meio da disciplina Leitores e Formação de Leitores, ministrada pela professora Leoneide Brito. Além dos alunos da disciplina, também participaram das ações os estudantes do Programa de Extensão Territorial (PET) da UFMA.

Foram realizadas quatro oficinas para os socioeducandos: Ler Brincando – leitura voltada para a produção de texto; Brincriando – integrando a leitura a jogos culturais; Brincarte – confecções de brinquedos; e a oficina Dramacriando – que trabalhou dramatização.

Sobre o projeto, a presidente da Funac, Sorimar Sabóia, ressalta que as oficinas é uma forma de despertar nos adolescentes o gosto pela leitura e estudos, além de compartilhar vivências e fomentar saberes. “As oficinas despertam a criatividade, a vontade de escrever, se expressar e construir um novo projeto de vida”, pontua a presidente da Funac.

O projeto, que é uma ação de extensão, já é realizado pelo curso de Biblioteconomia há 10 anos. Neste ano de 2019 é o primeiro ano que é realizado na Fundação da Criança e do Adolescente (Funac) para adolescentes privados de liberdade. Em 2020, será criado o Clube da Leitura nos Centros Socioeducativos. Nesta sexta-feira (20), das 8h às 12h, continuam as atividades do projeto com os adolescentes do Centro Socioeducativo de Internação de São José de Ribamar.

“A UFMA tem esse dever social de contribuir com os espaços de educação e cultura. A nossa função é promover educação, cultura e ludicidade para que possamos promover o prazer da leitura”, salienta Leoneide Brito, coordenadora geral do projeto.

A acadêmica Juliene Lobato da Silva, do curso de Biblioteconomia, destacou que as oficinas trabalham de forma lúdica a leitura, visando trazer reflexão sobre a história de vida de cada um e conhecimento do mundo. “Relacionamos a leitura com atividades de recreação para trabalhar a importância da leitura, a importância dos livros no ambiente socioeducativo que servirão para integrar as pessoas, para ter conhecimento de mundo, para trazer conscientização sobre reciclagem, como preservar o meio ambiente e sustentabilidade”, destaca.

De acordo com a coordenadora do curso de Biblioteconomia, Aldinar Bottentuit, o projeto de extensão oportuniza uma nova visão de mundo para os universitários no que se refere à formação de leitor. “Sair do espaço acadêmico e ocupar um Centro Socioeducativo para contribuir com a formação de leitores é um momento ímpar. O curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) tem uma grande responsabilidade social para a formação de leitores e mediadores de leitura. Isso é um momento extremamente importante e rico para o nosso aprendizado. Para além do que nós trouxemos para serem trabalhados com os adolescentes iremos aprender muito nesses três dias”, ressalta.

O Centro Socioeducativo de Internação do Vinhais (CSIV) realiza atividades relevantes na área educacional, que estimulam a criatividade e gosto pela leitura. “É gratificante ter esse projeto na unidade, o quesito da educação é muito importante para o desenvolvimento da medida e nós temos desenvolvido ações como leitores do mês, café literário, entregas de livros para adolescentes. Para nós é uma alegria recebermos os alunos da UFMA para contribuir com o processo educativo dentro do sistema socioeducativo”, pontua Josenilde Sales, diretora do CSIV.

Com alegria, os adolescentes falaram da experiência de participar de um projeto que propiciou não só a troca de conhecimentos. “De forma lúdica conseguiram trabalhar temas relevantes para a sociedade como o meio ambiente e sustentabilidade. Além de trabalhar questões importantes do Natal. Estamos muito felizes com essa parceria, aprendemos e nos divertimos muito”, comenta o socioeducando.

Lúcia Diniz, diretora técnica da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), destaca a felicidade com a realização do projeto. “Estou muito feliz com a atividade desenvolvida pelo Projeto Natal com Leitura, que está sendo pioneiro na realização de ações que oxigenam o ambiente socioeducativo. É muito importante a academia vivenciar essa experiência na socioeducação e divulgar esse trabalho e seus resultados para a sociedade. Nesta ocasião são trabalhados também os valores do Natal, como a fraternidade e a solidariedade. Estamos felizes em possibilitar um Natal diferente para os adolescentes”, afirma.

A assistente social, Ana Margarida, da 43º Promotoria da Infância e Juventude, declara sua emoção por prestigiar as ações desenvolvidas pela UFMA. “Esses momentos podem parecer pontuais e simples, mas são de extrema importância para os adolescentes. É uma oportunidade ímpar, de se redescobrir e descobrir suas potencialidades, de interação entre eles e a comunidade socioeducativa. A universidade tem um papel muito importante a cumprir no âmbito da socioeducação e essa é uma porta aberta”, expressa.

Endereço:

Av. Jerônimo de Albuquerque, S/N, 2º Andar, Bloco A, Edifício Clodomir Milet,
Calhau- São -Luís/MA. CEP: 65074-220

Telefone: (98) 3256-5330

Desenvolvimento © SEATI | www.seati.ma.gov.br