• Instagram

Unidade da Funac realiza cultivo de hortas com adolescentes

Em 6/01/2020

Funac hortaA Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), com a proposta de levar alimentos frescos aos socioeducandos, tem realizado na sua rotina socioeducativa, o cultivo de hortas. A ação, que tem contribuído no processo de ressocialização dos adolescentes, está sendo promovida no Centro Socioeducativo de Internação Sítio Nova Vida (CJISNV), em parceria com o Centro Educacional e Social São José Operário (CESJO).

Para a presidente da Funac, Sorimar Sabóia, a atividade é uma ferramenta importante no processo de ressocialização. “Essas atividades tem permitido aos adolescentes perceberem que o cultivo de hortaliças exige disciplina e comprometimento, o que influencia positivamente no cumprimento da medida socioeducativa e no processo de ressocialização para o retorno à sociedade”, afirma.

Os adolescentes são acompanhados pela direção e equipe técnica do Centro Socioeducativo e também pelos técnicos do CESJO. Na rotina, os socioeducandos são orientados sobre o plantio de hortaliças, práticas e benefícios da agricultura.

“A atividade da horta, além de promover o conhecimento técnico, trabalha a responsabilidade e trabalho em equipe”, explica Elivânia Estrela, diretora do CSISNV.

Para o socioeducando que cumpre medida socioeducativa de internação no Centro Socioeducativo de Internação Sítio Nova Vida,  a horta tem ajudado na reconstrução do seu projeto de vida. “Participar das atividades de plantar, cuidar e colher, é muito importante para mim e também para os outros adolescentes. Temos aprendido muito e pretendemos, quando sairmos, passar os conhecimentos adquiridos dentro da Unidade,” comenta.

Rotina

Na horta é trabalhada a importância da qualidade de vida, com o consumo de produtos naturais, sem agrotóxicos. A atividade é realizada três vezes na semana. Os socioeducandos participam de todo o processo e aprendem desde a capina, adubagem, plantio, até a colheita. São cultivados alface, rúcula, cebolinha, coentro, pimenta e couve folha. O que é colhido serve de alimento para os socioeducandos e servidores, nas refeições diárias. A colheita também vai para as casas lares do CESJO.

Endereço:

Av. Jerônimo de Albuquerque, S/N, 2º Andar, Bloco A, Edifício Clodomir Milet,
Calhau- São -Luís/MA. CEP: 65074-220

Telefone: (98) 3256-5330

Desenvolvimento © SEATI | www.seati.ma.gov.br