• Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Festa e alegria marcam entrega de mais duas Escolas Dignas para população de Itaipava do Grajaú

Em 10/02/2020

“Antigamente a gente tinha uma escola de palha, quando chovia molhava os alunos todos, eles ficavam em pé. E hoje nós temos uma escola construída com banheiro para os alunos e eles estão muito alegres com essa escola nova. Muito obrigada a todos que ajudaram. Essa escola trouxe muita alegria para a gente e eu fico muito alegre pelos alunos também. Eu estou muito emocionada, porque antes a gente não tinha escola e agora nós temos uma escola construída e boa, o governador Flávio Dino ajudou a gente trazendo essa escola”, o depoimento é da cacique da Aldeia Variante, em Itaipava do Grajaú, Nilde Guajajara. 

A comunidade da Aldeia Variante ganhou uma das duas novas Escolas Dignas entregues pelo Governo do Maranhão ao município nesta quinta-feira (6). A Escola Indígena (E.I.) Íris Guajajara agora tem uma estrutura adequada para os mais de 30 estudantes do Ensino Fundamental. “Agora eu estou muito feliz, porque na escola antiga chovia muito e aqui não tem goteira. Lá era tudo quebrado, o banheiro era de palha e agora aqui vai ser melhor para a gente aprender”, revela o pequeno Alcântara Lopes Guajajara, estudante do 6º ano do Ensino Fundamental.

“Essa escola para nós é um sonho, porque a gente vivia na chuva, debaixo de uma palhoça. A gente está muito satisfeito com a obra que o Governo do Estado fez aqui na nossa Aldeia Variante e pelo que ele está fazendo pelos indígenas”, disse a professora da E.I. Íris Guajajara, Solange de Araújo.

A professora ainda complementa que com o prédio novo, que agora conta com duas salas de aula, espaços totalmente mobiliados e sistema de abastecimento com poço próprio, será possível desenvolver – com dignidade – não só as atividades escolares, como também os eventos culturais dos indígenas.

“Os outros governos nunca tinham feito um trabalho desse, como ele [governador] conseguiu fazer para nós. Nós trabalhamos cinco anos em uma casa de palha, mas hoje graças a Deus estamos de parabéns por essa bela escola”, reiterou.

Itaipava do Grajaú faz parte dos 30 municípios maranhenses que integram o Plano Mais IDH e, com as entregas desta quinta-feira possui três unidades escolares – construídas ou revitalizadas – entregues pelo Governo do Maranhão, por meio do Programa Escola Digna.

Investimentos

“Em um dia, o município de Itaipava do Grajaú ganha mais dois lindos e amplos prédios escolares, unidades que vem contribuir para uma educação digna e de qualidade a centenas de estudantes. São entregas de grande relevância, principalmente pelo fato do município estar incluso no Plano Mais IDH, que envolve não somente políticas voltadas para a educação, mas outras áreas de grande importância que impactam toda a população local”, enfatizou Thiago Durans, secretário adjunto de Gestão de Pessoas da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que representou o secretário Felipe Camarão durante as entregas. 

“Garantir os direitos de crianças e adolescentes tem sido uma grande prioridade do Governo do Maranhão. Essa prioridade não se traduz só em leis e promessas, ela acontece de fato quando nós chegamos ao município como Itaipava do Grajaú e ofertamos para a comunidade dois grandes equipamentos educacionais como esses. Isso demonstra que há, realmente, uma preocupação com a dignidade das nossas crianças. Estudar em uma escola como essa, traduz o respeito que o Governo do Estado tem com as crianças e adolescentes do nosso Maranhão”, disse Lissandra Leite, secretária adjunta da Criança e do Adolescente da Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop).

Nova Escola Municipal Dep. Fernando Falcão

Ainda em Itaipava do Grajaú, os mais de 370 habitantes do povoado Pau Ferrado, também comemoraram a entrega da espaçosa nova Escola Municipal Deputado Fernando Falcão. Fundada no início dos anos de 1970, a antiga estrutura escolar era precária e por diversas vezes os mais de 170 estudantes da Educação Infantil e Ensino Fundamental do povoado deixavam de assistir às aulas por conta das inadequadas instalações.

“Estamos aqui realizando um sonho de longa data. A escola antiga não tinha salas suficientes para acolher as necessidades dos nossos alunos, não tínhamos banheiros, não tínhamos bebedouros, nem cozinha. A escola era totalmente desestruturada. Era uma realidade bem crítica e sofrida”, conta a gestora geral da Escola Municipal Dep. Fernando Falcão, Luciane da Cruz Silva, que enfatizou: “Hoje a realidade é outra, temos salas suficientes, um pátio amplo para as nossas atividades, uma cozinha adequada para as nossas cozinheiras fazerem o lanche dos nossos alunos”, completou a gestora. 

As condições insalubres do antigo prédio, inclusive, deixavam o estudante do 8º ano do Ensino Fundamental, Igor Sousa Moura, desmotivado para ir à escola. “É motivo de muita alegria estarmos ganhando uma escola nova. Agora temos carteiras melhores, banheiros melhores. Na escola antiga havia bastante dificuldade para nós estudarmos, não tínhamos carteiras suficientes e às vezes a gente voltava para casa porque não tínhamos como estudar. Estou muito empolgado para estudar aqui”, disse.

O prédio escolar conta com quatro salas de aula, além de dependências administrativas e pedagógicas. Estrutura essa que também tranquiliza pais e responsáveis, que agora podem deixar seus filhos em um ambiente seguro e acolhedor. “A tão sonhada escola do povoado Pau Ferrado! A minha satisfação é tão grande que me faltam palavras, mas agradeço ao Governo do Estado pelo compromisso com o povo. Não acreditávamos que o povoado receberia uma escola desse porte. Tenho quatro filhos e eles estão muito empolgados para estudar nessa nova escola”, afirmou Isac Moura, morador do povoado e pai do estudante Igor.    

Em seu discurso, o prefeito de Itaipava do Grajaú, João Gonçalves de Lima Filho, falou da importância e satisfação pela parceria com o Governo do Maranhão que, além das escolas dignas, já entregou no município outras obras estruturantes como: Restaurante Popular, o CRAS, asfalto que liga a MA-226 à cidade, dentre outras obras. 

“Essa é a prova de que a parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Itaipava do Grajaú está dando certo, estamos muito felizes. Está sendo um dia memorável com duas inaugurações do Programa Escola Digna e ainda temos mais três escolas que devem ser entregues em breve. Que o governador Flávio Dino continue firme nessa lida”, concluiu o prefeito.

Endereço:

Av. Jerônimo de Albuquerque, S/N, 2º Andar, Bloco A, Edifício Clodomir Milet,
Calhau- São -Luís/MA. CEP: 65074-220

Telefone: (98) 3256-5330

Desenvolvimento © SEATI | www.seati.ma.gov.br