• Instagram

Unidade da Funac inaugura Espaço de Leitura João do Vale

Em 11/02/2020

Os livros ganharam um novo espaço no Centro Socioeducativo de Internação Provisória Canaã (CSIPC), unidade da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), que inaugurou, na segunda-feira (10), o Espaço da Leitura João do Vale, nome que foi inspirado no músico, cantor e compositor maranhense. A inauguração contou com a presença de socioeducandos, professores e comunidade socioeducativa.

O local é acolhedor e conta com pufes, estante, tapetes e mensagens que incentivam a leitura. Os adolescentes que cumprem medida cautelar poderão realizar empréstimos dos livros e se entreter com momentos de lazer e cultura.

A presidente da Funac, Sorimar Sabóia ressalta a importância de atividades na socioeducação que ampliem o universo cultural e parabenizou a equipe pela iniciativa. “A inauguração desse espaço vem somar com as atividades educativas que o Centro promove e contribuirá para ressignificar o projeto de vida dos adolescentes, pois a leitura é essencial na formação do indivíduo e contribui para a construção da cidadania. Quero parabenizar todos os servidores que trabalharam na implantação do espaço da leitura”, afirma.

A coordenadora técnica do CSIPC, Mireya Matos, ressalta que o novo espaço possibilitará aos adolescentes desfrutarem do prazer da leitura com atividades fora da sala de aula. “A sala de leitura é um sonho em construção e transformará a vida dos adolescentes através do incentivo à leitura e escrita”, comenta.

De acordo com o professor Manoel Carlos da Silva, a escolha do nome de João do Vale para o espaço tem como objetivo resgatar e valorizar a cultura regional. “A ideia de homenagear um artista local foi excelente; João do Vale precisa ser mais conhecido do povo maranhense, principalmente pelos estudantes secundaristas”, explica. 

Para um dos socioeducandos, a sala de leitura conta com títulos importantes que contribuirão com o seu crescimento educacional. “Hoje, aprendemos mais sobre o artista maranhense, João do Vale. Foi uma iniciativa muito importante e vai ampliar o nosso universo cultural”, salienta.

O escritor e professor Antônio Guimarães que prestigiou a inauguração parabenizou toda a equipe pelo empenho. “A direção e toda equipe do Canaã estão de parabéns por construir essa biblioteca e colocar os adolescentes no universo cultural, com um grande nome maranhense, que foi o artista João do Vale”, pontua.

Endereço:

Av. Jerônimo de Albuquerque, S/N, 2º Andar, Bloco A, Edifício Clodomir Milet,
Calhau- São -Luís/MA. CEP: 65074-220

Telefone: (98) 3256-5330

Desenvolvimento © SEATI | www.seati.ma.gov.br