Governo do Maranhão mobiliza artistas para enfrentar em conjunto a pandemia do novo Coronavírus

Em 24/03/2020

A pandemia do Coronavírus tem imposto ao mundo o dever de ficar em casa como uma medida de cuidado consigo e com o outro. O alto percentual de contágio, aliado à característica assintomática da doença em alguns pacientes, dificultam a contenção do vírus, fazendo de cada um, um possível vetor silencioso que deve contagiar pelo menos mais três pessoas, conforme informações da Universidade de Brasília. Além dos perigos clínicos, o compartilhamento de Fake News tem causado uma dupla reação na população, que varia nos extremos entre pânico e descrença em relação ao avanço e periculosidade do vírus.

Assim, manter as pessoas em casa, tem sido um dos grandes desafios para vencer a pandemia e salvar o máximo de vidas possível. Neste contexto, a Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (SEDIHPOP) tem utilizado uma estratégia criativa, junto aos músicos, atores e Djs do Maranhão, mobilizando-os para que informem seus públicos sobre a importância de ficar em casa, de ser vigilante com a higiene pessoal e de certificar-se de que as informações que compartilham nas redes sociais, por meio de áudios, vídeos ou links são verdadeiras.

A campanha já conseguiu a adesão de dezenas de artistas, dentre eles: Tutuca Viana, Chiquinho França, Pão com Ovo, Muleque té doido, Célia Sampaio, Ademar Danilo, Rita Beneditto, Natty Naifson, Zeca Baleiro, Milena Mendonça, Vinaa, Zé Olhinho, Wilson Zara, a digital influencer Thaynara OG e Alcione. A campanha tem funcionado com a publicação de vídeos nos perfis dos artistas com a marcação dos perfis @governodoma e @dhmaranhao.

As mensagens dos artistas reforçam as medidas de prevenção que vêm sendo orientadas pelos profissionais da saúde. O DJ Ademar Danilo defendeu, em seu perfil no instagram @ademardanilo, que “estamos vivendo tempos difíceis e nestes tempos, a gente precisa colaborar: fique em casa! E uma coisa muito importante, cuidado com as Fake News, se tiver alguma dúvida, procure sempre os canais oficiais da Prefeitura, do Governo do Estado, Ministério da Saúde… Lá estão as verdades! Agora a gente fica em casa e quando tudo isso passar e, vai passar! A gente dança uns reggaes agarradinhos. Paz e bem para todos nós!”.

Com o humor de sempre, a turma do Muleque Té Doido, fez o apelo para que todos ficassem em casa, seguissem as dicas das autoridades sanitárias e deu dicas para animar este período de distanciamento, como ler um livro, curtir a família e ficar longe de estabelecimentos, como restaurante, lembrando que quarentena não é férias. Ao final, informaram que deram uma pausa na gravação do novo filme. Após estas dicas, que tal maratonar Muleque té doido, heim?

Reconhecendo o papel dos ídolos maranhenses, o Governo do Estado também atua no fluxo inverso de proteger a vida dos artistas, garantindo-lhes trabalho e renda no período de quarentena. E nesta segunda-feira, 23, lançou edital para o credenciamento de apresentações culturais online, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (SECMA), disponível em: www.cultura.ma.gov.br.

A cultura, como sempre, no front da resistência de todas as mazelas sociais.  Para ter acesso a mais recados, acessem nossas redes: No Facebook: Direitos Humanos Maranhão e, no Instagram e Twitter @dhmaranhao.