• Facebook
  • Twitter
  • Instagram

18ª edição do Diálogos Insurgentes discute “O fascismo no cotidiano brasileiro” com Marcia Tiburi

Em 28/07/2020

O tema do 18º Diálogos Insurgentes integra uma série de discussões propostas pela Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular, desde junho, sobre a temática do fascismo. Na segunda oportunidade online, em virtude da pandemia, o Diálogos debaterá “O fascismo no cotidiano brasileiro” com a doutora em filosofia e autora, Marcia Tiburi, no dia 03 de agosto, às 18h, no canal do Youtube “Direitos Humanos Maranhão”.

Na madrugada do dia 31 de maio de 2020, um grupo de extrema direita denominado “300 pelo Brasil”, declaradamente apoiador do Governo Bolsonaro, protestou em frente à sede do Supremo Tribunal Federal – STF. Trajados de preto, carregando tochas e alguns usavam máscaras que cobriam todo o rosto, o grupo fez ataques verbais ao STF, e mais diretamente ao Ministro Alexandre de Morais, responsável por inquérito que apurava uma rede de disseminação de Fake News.

Esta manifestação foi o ápice de uma série de outros acontecimentos, protagonizados tanto pelo presidente Bolsonaro quanto por seus apoiadores, que reavivou as discussões sobre práticas fascistas em curso no país.

Diante disso, a busca pelo significado da palavra fascismo nas ferramentas de pesquisa cresceu, portanto, a Sedihpop, norteada pela educação em direitos humanos, organizou uma campanha nas redes sociais, sobre as origens desse regime e suas manifestações históricas e atuais pelo mundo, bem como uma live no Instagram com a participação do Professor Lyndon Santos (Dept. História/UFMA), e mediação do secretário de Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves.

Marcia Tiburi

Doutora em Filosofia pela UFRS, com ênfase em Filosofia Contemporânea, é autora dos livros Como Conversar com um Fascista: reflexões sobre o cotidiano autoritário brasileiro; Delírio do Poder: psicopoder e loucura coletiva na era da desinformação; Feminismo em comum: para todas, todes e todos; dentre outras publicações.

SERVIÇO:

O QUÊ: 18ª edição do Diálogos Insurgentes

QUANDO: 03 de agosto de 2020, às 18h

Endereço:

Av. Jerônimo de Albuquerque, S/N, 2º Andar, Bloco A, Edifício Clodomir Milet,
Calhau- São -Luís/MA. CEP: 65074-220

Telefone: (98) 3256-5330

Desenvolvimento © SEATI | www.seati.ma.gov.br