• Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Procon/Viva realizou mais de 1 milhão de atendimentos no primeiro semestre de 2020

Em 29/07/2020

“Vim solicitar a segunda via do RG, fiz meu agendamento pela internet e fui atendida bem rápido, até me surpreendi”. Precisando do documento para substituir a antiga identidade que usava desde criança, a estudante Laura Cristina Cardoso Silva, de 17 anos, é apenas uma das cidadãs maranhenses atendidas em uma das 50 unidades do Procon/Viva distribuídas por todo o estado. 

Só no primeiro semestre deste ano, foram mais de 1 milhão de atendimentos com segurança, praticidade e conforto. 

“Eu gostei muito, fui bem tratada, vi que tem medidas sanitárias, distanciamento, fiquei muito satisfeita”, completou a estudante que vai usar o RG para desafios futuros, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

“Tirei meu primeiro RG com 10 anos e as pessoas não conseguiam me reconhecer porque a minha fisionomia mudou muito e isso era prejudicial quando eu precisava comprovar a minha idade. O novo documento vai me ajudar em todas as esferas da minha vida”, contou Laura.

Atendimentos

Com 50 unidades e postos de atendimento distribuídos em todo o estado, o Procon/Viva, apesar da suspensão temporária do atendimento ao público para contenção da Covid-19, não recuou as atividades, se adaptando ao atendimento e oferta de serviços virtuais.

“Nessa situação atípica, o Procon/Viva otimizou os canais de atendimento, intensificou as fiscalizações e concentrou suas equipes para responder ao grande fluxo de demandas recebidas de forma digital”, informou a presidente do órgão, Adaltina Queiroga. 

“Além disso, diante da necessidade de se manter o distanciamento social, mais de 30 serviços públicos diferentes foram disponibilizados de forma online diretamente no site do Procon”, completou.

Unidades

Desde o dia 8 de junho, as unidades do Procon/Viva iniciaram a retomada dos atendimentos presenciais gradativamente, conforme cronograma que priorizou os serviços mais procurados e as normas sanitárias estaduais e municipais. 

Em todas as unidades, uma das medidas adotadas foi o atendimento com a comodidade do agendamento, uma forma de programar a chegada de quem precisa dos serviços e evitar aglomerações.

“Estamos enfrentando a pandemia e, por isso, adotamos novos protocolos sanitários em nossas unidades. Com a reabertura, agora estamos conseguindo dar vazão aos serviços que são mais demandados pela população”, reforçou a presidente.

Serviços mais procurados

Nesse primeiro semestre, os serviços de emissão de RG, Procon, Detran, SET e TRE estão entre os mais procurados por cidadãos em todo o estado.

Em São Luís, o maior número de atendimentos foi contabilizado na unidade do Procon/VIVA da Beira-Mar, que realizou mais de 63 mil atendimentos somente nos primeiros seis meses de 2020. Em seguida, está a unidade localizada no Shopping da Ilha, com mais de 36 mil atendimentos prestados. No interior do estado, a unidade de Imperatriz se destaca como a terceira mais procurada em todo o Maranhão.

Endereço:

Av. Jerônimo de Albuquerque, S/N, 2º Andar, Bloco A, Edifício Clodomir Milet,
Calhau- São -Luís/MA. CEP: 65074-220

Telefone: (98) 3256-5330

Desenvolvimento © SEATI | www.seati.ma.gov.br