• Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Governo promove debate sobre políticas e ações indigenistas na Semana dos Povos Indígenas no Maranhão

Em 2/09/2020

Incentivar o debate e reflexão sobre políticas e as ações indigenistas voltadas à educação, saúde, terras e meio ambiente, além da valorização de suas expressões culturais materiais e imateriais é um dos objetivos da Semana dos Povos Indígenas no Maranhão, realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) em parceria com Secretaria de Estado da Cultura (Secma) e a Comissão Estadual de Articulação de Políticas Públicas para os Povos Indígenas do Maranhão (Coepi/MA).

O evento será online, no canal do Youtube, Direitos Humanos Maranhão e inicia nesta quinta-feira, 03, com o debate sobre “Demarcar terras e telas”, que tem a participação do secretário de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves, o fotógrafo Sebastião Salgado e o comunicador da Mídia Índia, Erisvan Guajajara. Além de apresentações culturais com cantoria Tentehar e mostra etnográfica e fotográfica dos Povos Indígenas do Centro de Pesquisa de História e Arqueologia do Maranhão.

Para Adriana Carvalho, coordenadora do Núcleo de Assessoria Indígena da Sedihpop e secretária executiva da Coepi/MA, a realização de eventos como a Semana dos Povos Indígenas no Maranhão assume maior importância diante do atual cenário nacional de crises econômica, sanitária e ambiental. “A realização da Semana chega como uma proposta de colocar em pauta questões que são fundamentais à vida dos povos originários, sobretudo no contexto de tantas adversidades, enfrentamento à pandemia, bem como a manutenção da luta por direitos fundamentais e faz com se abram canais de diálogo dos povos indígenas com a sociedade em geral. A Semana é também um chamado para estreitar o conhecimento mútuo, fortalecer a imagem dos povos indígenas junto à sociedade maranhense, promover a valorização da história, que coloca os indígenas como sujeitos protagonistas da sua própria história”, afirmou Adriana.

O diretor do Centro de Pesquisa de História e Arqueologia do Maranhão, Deusdedit Carneiro, equipamento cultural vinculado à Secretaria de Cultura (Secma), comenta que a Semana, que é realizada há 15 anos no Maranhão, aproxima a sociedade da riqueza e diversidade dos povos indígenas.

“A Semana é muito importante, porque abre um canal de diálogo com as comunidades, ainda há muito preconceito e distanciamento, e reforça as redes de solidariedade e apoio às causas indígenas, agregando valor às discussões, em especial neste momento de pandemia quando torna-se tão necessário reduzir os impactos da Covid”, destacou Deusdedit.

A programação se estende até sábado, 05, e conta com a participação do governador do Maranhão, Flávio Dino, a liderança indígena e coordenadora da Apib, Sônia Guajajara, o secretário de Estado de Articulação de Políticas Públicas, Marcos Pacheco, liderança indígena, Célia Xakriabá, secretária executiva da Coepi/MA, Adriana Carvalho e da assistente social, Suluene Guajajara.

Programação: Transmissão ao vivo: YouTube Direitos Humanos Maranhão

Dia: 03/09
Horário: 16h às 18h
Tema: Comunicação – Demarcar as terras e as telas

Palestrantes:
Francisco Gonçalves, secretário de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular, professor do curso de Comunicação da UFMA
Sebastião Salgado, fotógrafo
Mediação:
Erisvan Guajajara, comunicador da MÍDIA ÍNDIA

Dia:04/09
Horário: 16h às 18h
Tema: Saúde – Vulnerabilidade e os impactos da COVID-19 nas aldeias

Palestrantes:
Marcos Pacheco, secretário de Estado de Articulação de Políticas Públicas, médico, doutor em Políticas Públicas pela UFMA
Célia Xakriabá, liderança indígena, professora ativista indígena do povo Xakriabá
Mediação:
Suluene Guajajara – assistente social, integrante da COIAB/COEPI

Dia: 05/09
Horário: 16h às 18h

Participação:
Flávio Dino, governador do estado do Maranhão
Sônia Guajajara, líder indígena, coordenadora executiva da APIB/COEPI
Mediação:
Adriana Carvalho, secretária executiva da Comissão Estadual de Articulação de Políticas Públicas para os Povos Indígenas do Maranhão

Endereço:

Av. Jerônimo de Albuquerque, S/N, 2º Andar, Bloco A, Edifício Clodomir Milet,
Calhau- São -Luís/MA. CEP: 65074-220

Telefone: (98) 3256-5330

Desenvolvimento © SEATI | www.seati.ma.gov.br