• Facebook
  • Twitter
  • Instagram

NOTA PÚBLICA SOBRE DESRESPEITO A PESSOAS SURDAS

Em 19/09/2020

O Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência – CEPD vem a público expressar a sua posição contra o tratamento desrespeitoso dado às pessoas surdas durante ato político no município de Santo Antonio dos Lopes/MA, conforme vídeo amplamente compartilhado nas redes sociais.

Ao apresentar em público a condição de uma pessoa com deficiência em tom burlesco, incitando a chacota, o candidato manifesta uma prática capacitista que prejudica todo o segmento, potencializando e reafirmando o preconceito vivenciado pelos cidadãos e cidadãs com deficiência. Além disso, reforça o comportamento discriminatório social, violando o disposto no art. 5º da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº. 13.146/2015).

Este CEPD vem ainda informar que a Escola dos Conselhos Elisângela Correia Cardoso, vinculada à Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular – SEDIHPOP, disponibiliza formações na área dos direitos humanos que tratam da abordagem e tratamentos éticos e estéticos no contato com as minorias/populações em situação de vulnerabilidade social, como é o caso das pessoas com deficiência.

Por fim, lamentamos profundamente que figuras públicas ainda se utilizem de atitudes manifestamente vexatórias e desrespeitosas em relação às pessoas com deficiência com o intuito de promoção pessoal e política. E mais ainda, que tal situação seja usada para disputas políticas e eleitorais, em nome de defender os direitos das pessoas surdas.

BEATRIZ DE CARVALHO E SILVA
Presidenta do CEPD-MA

Endereço:

Av. Jerônimo de Albuquerque, S/N, 2º Andar, Bloco A, Edifício Clodomir Milet,
Calhau- São -Luís/MA. CEP: 65074-220

Telefone: (98) 3256-5330

Horário de atendimento: segunda – sexta, das 8h às 19h

Desenvolvimento © SEATI | www.seati.ma.gov.br