• Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Governo do Maranhão participa de Reunião Anual do Conselho Gestor do Mosaico Gurupi

Em 1/10/2020

Representando o @governoma, a Sedihpop, através do Núcleo de Assessoria Indígena, e a @maranhaosema, participaram, nesta terça-feira (29), da Reunião Anual do Conselho Gestor do Mosaico Gurupi, que tem como objetivo o fomento da Gestão Integrada das Áreas Protegidas na Amazônia Maranhense, por meio da organização e do reconhecimento do Mosaico Gurupi.

Na ocasião, discutiu-se a importância do alinhamento de políticas ambientais, em especial de interferência na integridade dos recursos florestais dos estados do Maranhão e Pará. Além disso, foram apresentados os status de projetos entre Associações Indígenas e WWF, avaliou-se a Lei Estadual que trata do ZEE Bioma Amazônia e discutiu-se a possibilidade de criação de uma RPPN na região de abrangência do Mosaico.
.
O Mosaico Gurupi é composto pelas Terras Indígenas Alto Turiaçu, Awá, Caru, Rio Pindaré, Araribóia e a Reserva Biológica do Gurupi (localizadas no Maranhão) e pela TI Alto Rio Guamá (Estado do Para). Os territórios maranhenses destacados possuem um maciço florestal do que ainda existe de representação da Floresta Amazônica no estado. A porção paraense, guarda parte importante de remanescentes florestais de área conhecida internacionalmente como Área de Endemismo Belém.
.
A governança do Mosaico está organizada por meio de seu Conselho, do qual fazem parte a Associação Maynumy da Terra Indígena Rio Pindaré, Associação Wirazu da Terra Indígena Caru, Associação Ka’apor Ta Hury, Associação Bom Jesus, Coordenação de Comissão de Caciques e Lideranças Indígenas da Terra Indígena Araribóia (Coccalitia), Povo Indígena Awá, ICMBio, Fundação Nacional do Índio (Funai), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular do Maranhão (Sedihpop), Secretaria de Meio Ambiente do Maranhão (Sema), Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflorbio), Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Instituto Federal de Educação do Maranhão (IFMA), Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Museu Paraense Emílio Goeldi, Polícia Federal, Batalhão de Polícia Ambiental do Maranhão, Conselho Indigenista Missionário (Cimi), e conta com uma Secretaria Executiva, atualmente exercida pelo ISPN.

Endereço:

Av. Jerônimo de Albuquerque, S/N, 2º Andar, Bloco A, Edifício Clodomir Milet,
Calhau- São -Luís/MA. CEP: 65074-220

Telefone: (98) 3256-5330

Desenvolvimento © SEATI | www.seati.ma.gov.br