• Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Ação de inclusão produtiva beneficia 43 comunidades quilombolas

Em 13/10/2020

Técnicos do Estado e quilombolas instalando as tubulações de irrigação em comunidade

O Governo do Estado, através das secretarias de Estado da Igualdade Racial (SEIR), da Agricultura e Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão, realizou no final da semana passada na comunidade quilombola Santa Rosa dos Pretos, em Itapecuru-mirim, a culminância do ciclo de oficinas de instalação dos kits de irrigação para comunidades quilombolas.

Nesta formação técnica foram contempladas 43 comunidades de 7 municípios: Santa Rita, Icatu, São Mateus, Peritoró, Pedro do Rosário, Serrano do Maranhão e Itapecuru-Mirim, onde lideranças quilombolas aprenderam a instalar e usar os equipamentos que compõem o kit de irrigação.

O coordenador do Programa Maranhão Quilombola, Mauro Marques, destacou a importância da inclusão produtiva e econômica das comunidades quilombolas. “Com estes kits de irrigação, as comunidades produzem com mais eficiência para abastecer o mercado local e as compras governamentais, garantindo segurança alimentar e nutricional para a comunidade e a população e, assim, gerando renda para a comunidade”.

O secretário de Etado da Igualdade Racial, Gerson Pinheiro, participou da culminância do projeto em Itapecuru e destacou a parceria com as prefeituras locais, com a Sagrima e Agerp. “Um evento deste porte e com esta importância só é possível com o compromisso inabalável do governador Flávio Dino para com as comunidades quilombolas, a participação e dedicação dos parceiros, a quem agradeço em nome da Secretaria de Estado da Igualdade Racial”.

Participaram do evento no quilombo de Santa Rosa dos Pretos Sebastião: Cardoso, assessor de matriz africana da SEIR; Conceição Marques, secretária-adjunta de Pesca e Aquicultura da Sagrima; os especialistas em irrigação, Laniel Amorim; Carlos Eduarte Costa (Agerp); João Evangelista e Flabriso Vieira da Silva (Sagrima); Francisco  Torres (Salangô); Eliane Cardoso, secretária municipal de igualdade racial de Itapecuru-Mirim; João Batista, representando a União das Comunidades Quilombolas de Itapecuru (Uniquita)A e o Coletivo de agentes ambientais de santa Rosa dos Pretos, representados pelos jovens quilombolas.

Endereço:

Av. Jerônimo de Albuquerque, S/N, 2º Andar, Bloco A, Edifício Clodomir Milet,
Calhau- São -Luís/MA. CEP: 65074-220

Telefone: (98) 3256-5330

Desenvolvimento © SEATI | www.seati.ma.gov.br