Sedihpop participa de discussão sobre Desenvolvimento Sustentável e Segurança Alimentar

Em 15/10/2020

O Secretário da SEDIHPOP, em exercício, @brunolacerda, participou, hoje (15), da Mesa de Diálogo “O Desenvolvimento Sustentável e a Política de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) sob a ótica da Agenda 2030”, promovida pela @sedesgovma, a Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar do Maranhão (CAISAN/MA), o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) e o @conseama, transmitido e disponível na página “Sedes Gov MA”, no Youtube.

Durante a live, o secretário refletiu sobre como o @governoma percebe o desenvolvimento sustentável e apresentou como ele tem investido na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e da Agenda 2030. Lacerda apresentou a articulação dos ODS e da Agenda, destacando especialmente as ações relacionadas ao combate a fome e a promoção de segurança alimentar e nutricional.

Lembrou que os ODS se complementam entre si, e que não se podem ser analisados de forma desvencilhada. Assim, destacou que o Objetivo 2, trata diretamente da Política SAN: “Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável”, mas ressaltou que esta não pode estar desarticulada de outros objetivos, como os relacionados à saúde, produção, geração de emprego e renda ou de conservação ambiental.

Demonstrou como o Governo incluiu em seu Planejamento Plurianual os ODS e a Agenda 2030. Apresentou os avanços do Estado nos Índices de Desenvolvimento Humano, com conquistas ainda mais significativas nas áreas da educação, renda e longevidade. Ao passo que também apresentou, as ações de Governo que repercutiram na promoção da segurança alimentar e nutricional, destacando as seguintes estratégias: multiplicação dos restaurantes populares de 5 para 52; fortalecimento do sistema da agricultura familiar com a promoção de assistência técnica rural; cheque cesta básica gestante, que garante alimentação saudável e segura as gestantes; lançamento do Maranhão Verde – Eixo Indígena que concilia conservação e agricultura agroecológica feita pelos povos tradicionais; a construção de diques de produção, do Plano Estadual Sementes Crioulas e o sistema de REDD+ de compensação de atividades econômicas.

O evento contou também com a participação do pesquisador da Universidade Federal de Pernambuco, Flávio Valente, que apresentou os dados atuais da fome e da vulnerabilidade alimentar no Brasil e no mundo, além de perspectivas sobre o futuro, quanto à segurança alimentar e nutricional dos brasileiros. E com a presidente do Consea/MA, Concita da Pindoba, que apresentou as funcionalidades e atuação do conselho no controle social da Política SAN no Estado.

Ao final das exposições, os palestrantes debateram com o público sobre temas complementares, tais como a agenda 2030 nos municípios, instâncias locais de controle e dicotomias do desenvolvimento econômico. Confiram o evento no Canal da Sedes, no YouTube (Sedes Gov MA).