Governo do Maranhão articula vacinação dos Tremembé de Raposa e São José de Ribamar

Em 3/02/2021

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) e da Secretaria de Estado da Saúde (SES), reuniu-se, hoje (03), com lideranças indígenas Tremembé e representantes da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei/MA) e das prefeituras municipais de Raposa e São José de Ribamar, com o objetivo de efetivar a vacinação dos Tremembé, grupo que, inicialmente, não foi incluso no grupo prioritário definido pelo Ministério da Saúde.

Representando o Governo do Estado, o secretário de Estado da Sedihpop, Chico Gonçalves, assegurou que a posição do poder executivo estadual é garantir a vacinação dos Tremembé de forma integral. Durante a reunião, foram expostas explicações sobre o processo de distribuição de vacina e definição dos grupos prioritários.

Ao final, depois de identificados os percalços para garantir a vacinação universal dos Tremembé, constituiu-se um grupo de trabalho, com as prefeituras municipais, o Dsei, a Funai e a Sedihpop, que tem como objetivo a realização de levantamento do número de indígenas maiores de 18 anos, que é o público desta primeira etapa. Ao mesmo tempo, a SES e as prefeituras irão estudar a possibilidade de garantir a vacina por meio da distribuição do Sistema Único de Saúde (SUS), nos níveis estadual e municipal.

Horário de atendimento: segunda – sexta, das 8h às 19h