Articulação do Governo do Estado com a Secretaria Municipal de Saúde de Brejo garante vacinação para o povo indígena Anapuru Maypurás

Em 1/06/2021

A Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), atendendo à solicitação do povo indígena Anapuru Maypurás, oficiou a Secretaria Municipal de Saúde do município de Brejo para que fosse garantido o acesso à vacina da Covid-19 para esse povo.

“Montamos uma rede para garantir o menor impacto da Covid-19 na vida dos maranhenses. Não poderíamos fechar os olhos para os povos indígenas e, por isso, dentro da competência da gestão estadual, o governo Flávio Dino concentra esforços para reduzir o impacto do coronavírus. É indispensável cooperação e união de esforços de todos para a imunização do público prioritário”, destacou o secretário de Estado da Saúde do Maranhão, Carlos Lula.

A vacinação dos Anapuru Maypurás, que vive em contexto urbano, teve início na segunda-feira (31) e a estimativa é de que sejam vacinados cerca de 50 indígenas. Para o assessor especial de Assuntos Indígenas da Sedihpop, Francisco das Chagas Sousa, a secretaria, por meio do Núcleo Especial de Assuntos Indígenas, tem feito a diferença na articulação de políticas públicas para os povos indígenas no Maranhão e, no contexto de pandemia da Covid-19, a atuação do Núcleo tem sido essencial para proteger a vida e assegurar o direito à vacina.

“A Sedihpop tem tido um papel fundamental nessas articulações com os gestores municipais e estaduais e o Distrito Sanitário Especial Indígena, o DSEI, de garantir a vacinação dos indígenas em contexto urbano, que não estão incluídos no Plano Nacional de Vacinação. Aqui, no Maranhão, indígenas Kariri, Tremembé do Engenho da Raposa, Anapuru Maypurás estão conseguindo ser vacinados e, está em curso, a articulação de vacinação dos Guajajara e Tupinambá, em São Luís. Essas articulações e parcerias são fundamentais para proteger a vida do povo indígena”, comentou Francisco das Chagas Sousa.

Os Anapuru Muypurá

Segundo registros oficiais, o povo indígena Anapuru Muypurá habita a região do Baixo Parnaíba desde 1684.

Eles se dividiam em meri e assu, vivendo na área que atualmente corresponde ao município de Brejo. O vocábulo Anapurus é uma modificação da palavra, muypurás – índios que viviam às margens do rio Parnaíba – e significa fruta do rio.

Horário de atendimento: segunda – sexta, das 8h às 19h