• Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Cultura de paz, Segurança Pública e Preservação da Vida são temas da próxima edição do Diálogos Insurgentes

Em 2/06/2021



Tendo o Pacto Pela Paz como foco da Educação em Direitos Humanos, atualmente, a Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (SEDIHPOP) realizará, na próxima sexta-feira (04), a segunda edição de 2021 do Diálogos Insurgentes, desta vez abordando o tema “Cultura de Paz, Segurança Pública e Preservação da Vida”. O tema proposto será discutido pela assessora nacional de direitos humanos do escritório do Alto comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Angela Pires Terto e transmitido pelo “Direitos Humanos Maranhão” no Youtube, às 16 horas.

O Diálogos Insurgentes tem como objetivo a promoção da educação em direitos humanos a partir da abordagem autêntica, profunda e responsável sobre temas que envolvem direitos humanos e sobre os quais haja necessidade de construção de consensos, visando-se a ampliação ou estabelecimento de políticas públicas na administração pública estadual. Esta edição contará com a mediação dos coordenadores executivo e adjunto do Pacto pela Paz, respectivamente, o delegado de Polícia Civil, Dicival Gonçalves e a advogada Amanda Costa.

Defensor da educação em Direitos Humanos, o secretário Chico Gonçalves ressaltou que o Diálogos é um dos espaços mais amplos de discussão da política de educação em direitos humanos da Sedihpop: “Ao longo das edições do Diálogos Insurgentes já trouxemos grandes nomes que travam uma defesa pela dignidade humana, múltiplos temas para serem discutidos, temas controversos, delicados e mais uma vez, é o que vamos trazer ao público: uma outra noção de segurança pública, que se sustenta numa reflexão e prática de uma cultura de paz. Esta é a ambição do Governo do Maranhão desde a criação do Pacto pela Paz e é por meio dele, que buscamos promover esta outra segurança pública”.

O Pacto Pela Paz foi criado pelo Governo do Maranhão mediante a Lei de nº 10.387 de 21 de dezembro de 2015, cujo objetivo é a promoção da paz social, da cultura dos direitos humanos e do respeito às leis. O Programa é administrado e gerido pelas secretarias de Estado da Segurança Pública (SSP), que fica com a coordenação executiva e pela SEDIHPOP, que é a coordenação adjunta.

À frente da coordenação adjunta desde de maio deste ano, Amanda Costa, destaca a importância do debate promovido: “Em face ao avanço da violência em todo o país, especialmente contra a vida de populações vulnerabilizadas como a juventude negra, discutir segurança pública na perspectiva da cultura de paz é essencial. A vida é o mais básico dos Direitos Humanos e se constitui como condição para o exercício dos demais direitos, por isso é dever do Estado e de toda a sociedade sua preservação.”.

O delegado Dicival Gonçalves lembrou que o “Pacto é uma ação estruturante de segurança pública e cidadania do Estado do Maranhão instituído por lei do Governador Flávio Dino. Desde 2015, houve um esforço de aproximação com as comunidades e a população a partir da instalação dos Conselhos Comunitários pela Paz. Assim, o evento é importante porque a cultura de paz e a preservação da vida são temas relevantes para toda a população maranhense.”

E como se já não fosse bom o suficiente, ainda terá certificado de participação de 04 horas! Não perde não e se inscreve pelo link: https://forms.gle/pPstRRHF3o5G64gn8. Até lá!

Endereço:

Av. Jerônimo de Albuquerque, S/N, 2º Andar, Bloco A, Edifício Clodomir Milet,
Calhau- São -Luís/MA. CEP: 65074-220

Telefone: (98) 3256-5330

Horário de atendimento: segunda – sexta, das 8h às 19h

Desenvolvimento © SEATI | www.seati.ma.gov.br