Plano Mais IDH: 108 moradias dignas entregues em Milagres do Maranhão, na região do Delta

Plano para 30 cidades que virou política de Estado em 2021 beneficiou famílias de seis povoados do município.

Acessar fotos
19/11/2022

Cento e oito casas foram entregues para famílias do município de Milagres do Maranhão no último sábado (19), com a presença do governador Carlos Brandão e da secretária de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular, Amanda Costa. A ação é resultado do Plano Mais IDH, estratégia do Goverdo do Estado, articulada pela Sedihpop, no combate às desigualdades sociais. O Plano Mais IDH, criado em 2015, foi transformado em política de Estado há quase um ano com a promulgação da Lei 11.627/2021.  

As casas entregues em Milagres do MA estão localizadas na Zona Rural: 23 no povoado Placa dos Tucuns; 23 no povoado Agência da Mata; 6 no povoado Lagoinha; 11 no povoado Patos; 15 no povoado São Francisco e 30 no povoado Tucuns. A construção das unidades foi iniciada pela Secretaria de Estado das Cidades do Maranhão (SECID) e finalizada pela Secretaria de Estado de Governo (SEGOV).

A solenidade ocorreu na tarde do sábado, especificamente no povoado Placa dos Tucuns. “Uma casa de alvenaria, adequada, segura, é mais do que uma construção em si, é a possibilidade para se viver de forma plena, com dignidade e integridade. E o mais interessante dessa iniciativa do Plano Mais IDH é que foi todo um conjunto de estratégias para que a população mais vulnerável do estado pudesse ter o mínimo de direitos garantidos. É possível ver o quanto o foco dessa continuidade de governo com Carlos Brandão tem sido o de garantir renda, saúde, educação e, principalmente, dignidade para quem mais precisa”, afirmou a secretária Amanda Costa.

Durante todo o sábado, o Governo do Maranhão percorreu os municípios de Rosário, Tutóia, Araioses, Milagres do Maranhão, Belágua e Bacabeira para agenda de trabalho com entregas, inaugurações e promoção de políticas públicas para a população maranhense. “É motivo de muita alegria estarmos no município de Milagres, um dos menores municípios do Maranhão entregando 108 casas de qualidade para que as pessoas possam ter cidadania e uma melhor qualidade de vida”, declarou o governador Brandão. Com a entrega, o Plano Mais IDH chega a marca de 2.067 moradias dignas entregues em cidades maranhenses.