SEDIHPOP acompanha reuniões com comunidades que reivindicam a identificação como parte de território indígena em Guimarães

5/05/2022

À convite da Prefeitura de Guimarães, a Sedihpop, por meio da Secretaria Adjunta dos Direitos dos Povos Indígenas, esteve, entre os dias 04 e 06 de maio, acompanhando reuniões com as comunidades de Araoca, Genipaúba e Boa Esperança, que se reivindicam parte do Território Tupinambá Cumã. Além das comunidades mencionadas, foi realizada reunião em Cumã, na última segunda-feira (02).

A Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio da Coordenação Municipal de Igualdade Racial, está indo às comunidades, ouvindo relatos de integrantes da comunidade sobre sua ancestralidade indígena. A equipe da Sedihpop acompanhou as atividades e ofereceu esclarecimento à comunidade acerca dos procedimentos legais que disciplinam a autodeclaração.

A equipe do município, também disponibilizou um técnico da Assistência Social para atualização do CAD-Único, dentre outros serviços, como: adesão a tarifa social e troca de lâmpadas.