Sedihpop participa do “10º Encontro de Sobreviventes do Trabalho Escravo” em Açailândia

Em Açailândia, a Sedihpop participou do “10º Encontro de Sobreviventes do Trabalho Escravo”, evento promovido pelo Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humano Carmen Bascarán (CDVDH/CB).
Desde o ano 2014, o CDVDH/CB vem realizando o encontro anual de sobreviventes à escravização, reunindo principalmente pessoas dos municípios de Açailândia, Santa Luzia, Pindaré Mirim e Monção, envolvendo escolas, associações, poder público e sociedade em cada encontro.
O encontro possibilitou aos sobreviventes do trabalho escravo e suas comunidades um espaço em que compartilharam suas realidades, fortalecendo as articulações de enfrentamento ao trabalho análogo ao de escravo.
O intercambio aproximou as mulheres assistidas pelos projetos do CDVDH/CH, projeto “Mulheres Maravilha”, visando à autonomia das mulheres através de cursos de qualificação. Houve espaços para escutas e ações promovidas pelas secretarias de Saúde, da Educação, da Mulher e Assistência Social de Açailândia.
A Sedihpop foi representada pela Coordenadora de Ações para o Combate ao Tráfico de Pessoas e Trabalho Escravo, Brendah Rocha, e da Coordenadora de Educação em Direitos Humanos, Maitê Sousa. Também participaram, representantes da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Comissão Pastoral da Terra (CPT), Aço Verde do Brasil (AVB), Ministério Público do Trabalho (MPT) e das secretarias municipais de Açailândia.