Semana da Diversidade
A secretária de Estado da Sedihpop, Lília Raquel de Negreiros, participou da III Semana da Diversidade LGBTQIA+, em Paço do Lumiar, promovida pelo Grupo Passo Livre, com o apoio da Sedihpop.
Na roda de conversa com os gestores públicos e pessoas da comunidade local foi discutida a construção de políticas públicas municipais para a população LGBTQIA+.
A semana integra uma série de ações conjuntas para municipalização da Política Estadual dos Direitos das Pessoas LGBTI+. No âmbito estadual, a Sedihpop tem trabalhado para a promover os direitos, com o apoio do governador Carlos Brandão.
Recentemente foram aprovados dois grandes planos:
Empodera +, programa criado pelo Ministério dos Direitos Humanos, que tem o objetivo de gerar trabalho e renda para pessoas LGBTQIA+ que vivem em vulnerabilidade. O Maranhão é o primeiro estado brasileiro a aderir ao programa;
Plano Estadual de Políticas Públicas LGBTI+, que assegura a implementação de políticas voltadas a comunidade nó âmbito de saúde, educação, segurança, direitos humanos entre outros.