secretária

Amanda Cristina de Aquino Costa

Amanda Costa é servidora da Sedihpop desde agosto de 2016. Foi convidada para uma experiência temporária de três meses na equipe técnica da Comissão Estadual de Prevenção à Violência no Campo e na Cidade (COECV). Ao final desse período, foi incorporada a equipe, onde permaneceu até o fim de 2017.

No ano seguinte, passou a atuar de forma mais ampla, em mesas de diálogos com movimentos sociais e na garantia de reparação de vítimas de violação dos direitos humanos. Em maio de 2019, assumiu a Superintendência de Proteção e Defesa dos Direitos Humanos, tratando de questões de conflitos no campo e cidade e ações de enfrentamento ao trabalho escravo e ao tráfico de pessoas.

Desde 2021, exercia o cargo de coordenadora adjunta do Pacto pela Paz, responsável pela gestão do Núcleo de Promoção e Educação de Direitos Humanos, coordenando as políticas de LGTQIA+, Refugiados, Idosos, enfrentamento à intolerância religiosa, cultura de paz e educação em Direitos Humanos.

A proximidade com os direitos humanos é anterior ao trabalho desempenhado na Secretaria, atravessa sua trajetória pessoal, profissional e acadêmica.

Amanda integrou o Fórum de Juventude Negra do Maranhão (FONAJUNE/MA); foi membro fundadora do Coletivo Yalodê de Mulheres Negras, além de participação em espaços do movimentos negro, LGBTQIa+, movimento de mulheres e contra a intolerância religiosa.

Na academia, dedica-se a pesquisar sobre Direitos Humanos e políticas públicas, com foco em violência, adolescentes em conflito com a lei e medidas socioeducativas. Empenho que lhe rendeu o Prêmio FAPEMA 2017, na categoria Jovem Pesquisadora.

Durante a graduação em Direito, iniciada em 2012 e concluída em 2016, na @ufmaoficial, onde também conquistou o grau de mestre em Direito e Instituições do Sistema de Justiça, Amanda se dedicou à pesquisa e extensão por meio do Programa de Educação Tutorial e do Grupo de Estudo e Pesquisa Cultura, Direito e Sociedade, onde atualmente é pesquisadora voluntária.

Amanda Costa é maranhense, natural de São Luís, com raízes familiares na Baixada Maranhense, especificamente, no município de São Bento. Cresceu na Capital, no bairro do São Bernardo, onde mora atualmente.

 

Contato

Endereço: Avenida Jerônimo de Albuquerque, s/n, Calhau

Edifício Clodomir Milet (1º e 2º andares)
CEP: 65030-005 São Luís – MA

Telefone/Fax : (98) 3198 5011

Secretário Adjunto de Direitos Humanos
Jonata Galvão
adjuntadh.sedihpop@gmail.com
Secretário Adjunto de Participação Popular
Gilvan Alves
dhsappma@gmail.com
Secretária Adjunta de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Beatriz de Carvalho
pessoacomdeficiencia.dh.ma@gmail.com
Secretária Adjunta de Promoção do IDH
Regiane Maciel
promocaoidh@sedihpop.ma.gov.br
Secretária Adjunta dos Direitos da Criança e do Adolescente
Lissandra Leite
dca.sedihpop@gmail.com
Secretária Adjunta de Povos e Comunidades Tradicionais
Luciene Dias
Secretária Adjunta de Assuntos Indígenas
Edilena Krikati
Coordenador Adjunto do Pacto Pela Paz e Coordenador de Promoção e Educação em Direitos Humanos
Erisvan Loureiro
promocaoeeducacaodh.sedihpop@gmail.com
Coordenadora de Promoção do Registro Civil e Documentação Básica
Graça Moreira
dca.sedihpop@gmail.com
Coordenadora de Promoção da Política da Pessoa Idosa
Deborah Jatay
deborah.sedihpop@gmail.com
Coordenador Estadual da Política LGBT
Carlos Alberto
Superintendência de Combate à Violência Institucional
Nilce Cardoso
Assessora de Comunicação
Laila Marques
ascom.sedihpop@gmail.com