4ª Conferência Estadual dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ acontece em São Luís

12/08/2025

🔗 Faça sua Inscrição como Ouvinte/Observador clicando aqui.

🔗 Confira o Manual do Participante e Regimento Interno clicando aqui.

 

Com tema “Construindo a Política Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+”, evento debaterá políticas públicas para garantia de direitos e enfrentamento à violência

De 18 a 20 de agosto, São Luís recebe a 4ª Conferência Estadual dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, no Auditório do Centro Pedagógico Paulo Freire, na UFMA. O evento é realizado pela Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos de LGBT+ do Maranhão (CELGBT/MA), Fórum Estadual de ONGs LGBTQIA+ MA, e Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Com o tema “Construindo a Política Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+”, a conferência vai reunir representantes de todo o estado para discutir e propor diretrizes para a criação e implementação de políticas públicas que promovam os direitos humanos e a cidadania desse segmento social. Além disso, o evento busca enfrentar a discriminação e atualizar o Plano Estadual de Políticas Públicas para a População LGBTQIA+.

A secretária de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular, Lília Raquel de Negreiros, destaca que a realização da conferência representa um marco na reconstrução da participação social e no fortalecimento do movimento LGBTQIA+ no Maranhão.

“A realização da conferência representa uma retomada desse instrumento legítimo e democrático de participação popular e elaboração de políticas públicas. Será uma oportunidade de reunir a população LGBTQIAPN+ de todo o estado, trazendo pautas urgentes e emergentes desse segmento e promovendo o diálogo entre o poder público e a sociedade civil organizada.”, afirma a secretária de Estado da Sedihpop, Lília Raquel de Negreiros.

A conferência será estruturada em quatro eixos temáticos, que conduzirão as discussões. São eles: Enfrentamento à violência LGBTQIA+; Trabalho digno e geração de renda para a população LGBTQIA+; Interseccionalidade e internacionalização; e Institucionalização da Política Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+.

A etapa estadual é preparatória para a 4ª Conferência Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, que acontecerá entre 21 e 25 de outubro de 2025, em Brasília/DF. Os delegados eleitos na conferência estadual levarão as propostas para debate com representantes de todo o país.

Ouvintes/observadores podem se inscrever antecipadamente pelo site participa.ma.gov.br.

Serviço:
O quê: 4ª Conferência Estadual dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+
Data: 18 a 20 de agosto de 2025
Local: Auditório do Centro Pedagógico Paulo Freire, UFMA, São Luís/MA
Inscrições e informações: participa.ma.gov.br
Realização:  Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop); Conselho Estadual dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais do Maranhão (CELGBT/MA); Fórum Estadual de ONGs LGBTQIA+ MA, e Universidade Federal do Maranhão (UFMA).