Divulgada programação da Semana Estadual de Direitos Humanos
Começa amanhã (02) e se estende até o dia 10 de dezembro, a Semana Estadual de Direitos Humanos, promovida pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop). O evento ocorre em alusão ao 72º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos e, neste ano, traz como tema “Pandemia, Vacina e Direitos Humanos: #TodosOsDireitosImportam”. Em decorrência da pandemia, a Semana será realizada de forma online, através do canal do Youtube “Direitos Humanos Maranhão”.
O secretário de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular, Chico Gonçalves, falou do novo formato do evento e da importância da Semana: “A pandemia impôs desafios para todos nós. Desde março, a Sedihpop vem investindo no formato digital das ações em Educação e Direitos Humanos, porque é uma política indispensável em todos os cenários, especialmente, nos de crise. Da mesma forma, não poderíamos abrir mão de realizar a Semana Estadual de Direitos Humanos, porque se tornou mais necessário discutir direitos humanos, políticas públicas, o valor da vida e os meios para garanti-la. O ano de 2020 nos apresentou novas questões, mostrou a fragilidade dos direitos e a necessidade de garanti-los e ampliá-los.”, comentou o secretário.
A Semana tem como objetivo o fomento de espaços para reflexão, diálogo e trocas de experiências que contribuam para ampliar a compreensão sobre os direitos humanos e o aprimoramento das políticas públicas. Assim, a programação apresenta uma intensa diversidade de temas, tais como: vacina, SUS e o combate à covid-19; direitos humanos e envelhecimento; racismo e capacitismo na vida das pessoas com deficiência; entre outros.
Ainda durante o evento, ocorrerá a solenidade de entrega do Prêmio Magno Cruz, que fará sua segunda premiação. A solenidade será o único momento presencial, apenas para convidados, mas também será transmitida via Youtube. O Prêmio Magno Cruz de Direitos Humanos prevê premiações entre 10 e 30 mil reais, bem como, o registro material às ações campeãs, a depender da categoria de inscrição, que são: ações desenvolvidas por pessoa física ou jurídica da sociedade civil; por órgãos públicos do Estado do Maranhão; e uma homenagem especial. Nesta edição, foram submetidas ao todo 26 propostas e a relação dos finalistas está disponível no site da SEDIHPOP: https://sedihpop.ma.gov.br/consulta-publica/lista-de-finalistas-para-a-consulta-publica-1/
PROGRAMAÇÃO:
Dia 2 de dezembro
Ação: Solenidade de Abertura da Semana Estadual de Direitos Humanos. Webinário “A Luta pela Garantia de Diretos Humanos para a Pessoa Idosa no Estado do Maranhão”.
Convidados (as): Glécio Sandro Leite da Silva (Presidente do CEDIMA); Maria do Socorro Ramos Ferreira (Conselheira do CMDI); Rejane Sheila Soares Braga (Assistente Social da Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal).