Maranhão realiza Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial em agosto
De 21 e 22 de agosto, o Maranhão realizará a Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial, etapa preparatória para a 5ª Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial (CONEPIR). O evento ocorrerá no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA Campus São Luís, Monte Castelo, reunindo representantes da sociedade civil, movimentos sociais e poder público para discutir e propor políticas de enfrentamento ao racismo e promoção da equidade racial.
A conferência estadual é organizada pelo Conselho Estadual da Política de Igualdade Étnico-Racial do Maranhão (Ceirma), com apoio das secretarias de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) e da Igualdade Racial (Seir). Esta é a etapa preparatória para a 5ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CONEPIR) que reunirá delegadas e delegados eleitos nas etapas regionais em São Luís, Itapecuru-Mirim, Pinheiro, Viana e Codó.
As conferências de igualdade racial são espaços fundamentais de construção democrática, em que a sociedade debate os desafios e propõe caminhos para o fortalecimento de políticas públicas que combatam o racismo estrutural e promovam o acesso equitativo a direitos. Elas permitem que as vozes das comunidades negras, quilombolas, indígenas e de outras tradições étnico-raciais sejam ouvidas na formulação de diretrizes que orientam a ação do Estado.
Com o tema “Igualdade e Democracia: Reparação e Justiça Racial”, a conferência deste ano propõe um olhar estratégico e histórico sobre os mecanismos de exclusão racial e os caminhos para a superação das desigualdades. O foco será em políticas que promovam a inclusão e o reconhecimento de direitos, além de ações reparadoras frente à violência histórica da escravidão, do colonialismo e do racismo institucional.
Para a secretária de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular, Lília Raquel de Negreiros, a conferência é um espaço essencial de diálogo e construção coletiva:
“Mais do que um evento, a conferência é uma convocação à participação ativa. É a sociedade dizendo ao Estado quais são as suas urgências, seus direitos, suas pautas. A democracia só se fortalece com a escuta e a ação concreta, e esse momento é decisivo para reafirmarmos nosso compromisso com uma sociedade antirracista e justa.”
As discussões e propostas serão organizadas em três eixos temáticos Democracia, com foco na efetivação da igualdade no acesso a políticas públicas e à participação em espaços de poder e decisão; Justiça Racial, com ênfase no enfrentamento das desigualdades estruturais e institucionais; e Reparação, que propõe ações concretas para corrigir os impactos históricos da escravização e promover justiça social.
Segundo Jacinta Maria Santos, presidente do Ceirma, o momento é de mobilização e engajamento popular:
“É fundamental que a população participe ativamente desse processo, refletindo sobre a eficácia das políticas já existentes e propondo diretrizes para novas ações. Estamos trabalhando para garantir uma ampla participação da sociedade civil e do poder público, assegurando que o Maranhão esteja bem representado na etapa nacional.”
Ao fim da conferência, serão eleitos os delegados que representarão o Maranhão na 5ª CONAPIR - Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial, promovida pelo Ministério da Igualdade Racial e pelo Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CNPIR), a ser realizada de 15 a 19 de setembro, em Brasília.
Serviço
O quê: 5ª Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial
Quando: 21 e 22 de agosto de 2025
Onde: IFMA - Campus São Luís, Monte Castelo